ANÚCIOS PUBLICOS

ANUNCIOS

terça-feira, 17 de novembro de 2009

SITE ESCOLHE AS DEZ MELHORES BANDAS DA NORUEGA


1. Emperor
Há muitas bandas que poderiam ocupar a primeira posição desta lista, mas o EMPEROR foi a escolhida devido ao seu trabalho marcante e sua vasta influência (negativa e positiva) na música e na sociedade norueguesa e também em outros lugares. Até porque, talvez devido às suas constantes mudanças na formação, a música do EMPEROR é sempre inovadora, às vezes cru e feroz e outras vezes, atmosférica e majestosa. Seus primeiros álbuns sempre estiveram entre os melhores do gênero black metal, e todos os seus trabalhos são excelentes.
Álbum recomendado: "In The Nightside Eclipse" (1994)

2. Mayhem
O MAYHEM foi mais produtivo do que o EMPEROR no decorrer dos anos, mesmo com todas as tragédias e dificuldades jurídicas que enfrentaram. Por mais que eles sejam a banda norueguesa mais infame, sua música e influência são de longe mais significantes que o EMPEROR. O MAYHEM mudou de vocalista algumas vezes, e cada um tinha um estilo e som único. Seu som variou do black metal para um eletrônico mais experimental, e eles nunca temeram tentar coisas diferentes.
Álbum recomendado: "De Mysteriis Dom Sathanas" (1994)




3. Immortal
O IMMORTAL foi formado por Abbath e Demonaz em 1990, e ao longo dos tempos, houve várias mudanças na formação da banda. Inicialmente seu som era cru e primitivo, e com o tempo sua musicalidade e composições realmente progrediram. Seja fazendo black metal old school, heavy extremo e rápido ou um thrash obscuro, eles sempre tiveram um tom único e som memorável. Em 1997 problemas forçaram Demonaz a deixar a banda, porém, ele permaneceu como compositor. Após a banda se separar em 2003, quatro anos depois o IMMORTAL se reuniu para excursionar e gravar um novo álbum.
Álbum recomendado: "Pure Holocaust" (1993)



4. Darkthrone
Pouco tempo depois de lançar seu primeiro álbum “Soulside Journey”, o BLACK DEATH, mudou seu nome para DARKTHRONE. Seu primeiro álbum era death metal, e um ótimo death metal por sinal, mas depois eles decidiram por caminhar em outra direção. Eles colocaram “corpsepaint” e se tornaram uma banda de black metal, uma das melhores e mais duradouras. A música e som do DARKTHRONE são bem profundos, enérgicos e sujos. Os vocais em urros profanos do Nocturno Culto são agressivos e cheios de ódio e irão lhe causar arrepios na espinha.
Álbum recomendado: A Blaze In The Northern Sky (1991)


5. Burzum
Fora de toda a controvérsia e figuras controversas da cena black metal norueguesa, ninguém é mais infame do que Varg Vikernes, também conhecido como Conde Grishnackh. Ele foi condenado pelo assassinato do seu colega e integrante do MAYHEM, Euronymous, em 1993. O BURZUM era uma banda de um homem só. Os trabalhos iniciais do BURZUM eram um Black metal mais direto, mas rapidamente ficaram mais experimentais e eletrônicos. A combinação de vocais ásperos e demoníacos com mais acordes e música assombrosa ficou muito atraente. Mesmo após ter ido para a prisão ele continuou lançando novos trabalhos, contudo menos atraentes que seus álbuns anteriores.
Álbum recomendado: "Hvis Lyset Tar Oss" (1994)



6. Enslaved

Após terem iniciado em 1991 como uma banda de black metal tradicional, o ENSLAVED ficou mais progressivo com o passar do tempo. Seus primeiros álbuns possuem músicas em islandês e nórdico arcaico porém, seus álbuns mais recentes são em inglês. O tema das letras do ENSLAVED é baseado na mitologia nórdica, e eles geralmente são rotulados como black progressivo/viking metal. Eles são um dos grupos mais inovadores e criativos no cenário épico e atmosférico, e suas músicas são sempre atraentes e únicas.
Álbum recomendado: "Frost" (1994)


7. Borknagar

Øystein Brun estava em uma banda death metal e queria explorar um estilo de música diferente. Ele compôs as músicas e letras para um álbum, e então recrutou alguns grandes nomes da cena black metal de grupos como GORGOROTH, ENSLAVED, ULVER e IMMORTAL para formar o BORKNAGAR. Seu primeiro álbum possuía letras em norueguês, porém depois começaram a escrever em inglês. Ao contrário do black metal cru e precoce, o estilo do BORKNAGAR é mais melódico, progressivo e complexo. Muitas bandas chegaram rápido ao topo e depois passaram o resto de sua carreira tentando recapturar a glória do passado, mas o BORKNAGAR lançou constantemente bons álbuns durante toda sua carreira.
Álbum recomendado: "The Olden Domain" (1997)


8. Gorgoroth

GORGOROTH significa um lugar obscuro e demoníaco e a banda tirou este nome do livro “O senhor dos anéis” do J.R.R Tolkien. Eles são uma típica banda norueguesa, com seu “corpsepaint” e pseudônimos, incluindo um dos melhores nomes no gênero, Goat Pervertor que era o nome do seu baterista original. O som do GORGOROTH era originalmente um black metal old school, mas evoluíram para um som mais industrial experimental e ambiente no final dos anos 90, antes de retornarem á um estilo mais tradicional.
Álbum recomendado: Under The Sign Of Hell (1997)


9. Satyricon
O núcleo do SATYRICON era a dupla Satyr e Frost, contudo, vários músicos convidados tocaram com eles no decorrer dos anos. Seu primeiro álbum “Dark Medieval Times” combina a escuridão do black metal com a luz do folk metal. Seu álbum mais recente possui mais influências rock e se tornou mais acessível. As composições e musicalidade do SATYRICON continuam fortes, mesmo após serem criticados por terem se tornado muito "mainstream."
Álbum recomendado: "Nemesis Divina" (1996)



10. Dimmu Borgir

O DIMMU BORGIR é outra banda controversa, mas não pelas mesmas razões que as outras bandas desta lista. O sucesso comercial e evolução do DIMMU BORGIR como uma banda mais acessível lhes rendeu várias críticas. No entanto, sua influência e trabalhos ainda lhe garantem um lugar nesta lista. Depois de iniciarem suas atividades em 1993, o primeiro álbum “Stormblast” lançado em 1996 era um black metal melódico cantado em norueguês. Seu som gradualmente evoluiu para um estilo mais sinfônico utilizando vocais melódicos adicionados aos urros de Shagrath. Apesar de terem se deslocado para um estilo mais “mainstream” e terem vendido um monte de álbuns, a música do DIMMU BORGIR é o que garante seu lugar nesta lista.
Álbum recomendado: "Enthrone Darkness Triumphant" (1997)



Outros citados
11. Ulver
12. Limbonic Art
13. Arcturus
14. Ragnarok
15. Green Carnation
16. Dodheimsgard
17. Old Man's Child
18. Gehenna
19. Mortiis
20. Tristania

Fonte desta matéria (em inglês): About.com

Nenhum comentário: