ANÚCIOS PUBLICOS

ANUNCIOS

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Biografia de Frank Solari


Frank Solari nasceu no dia 25 de março de 1972, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Em 1978, começou seus estudos com aulas particulares de piano. Ingressou no Curso de Extensão Musical da UFRGS em 1981. Em 1985, Frank Solari concluiu o Curso de Extensão em Piano Clássico e Teoria Musical da UFRGS. Após passar por este conhecimento clássico e teórico, iniciou de forma autodidata o estudo da guitarra elétrica. Posteriormente buscou informação técnica ouvindo todos os estilos musicais...

1972: Nasceu em Porto Alegre/RS no dia 25 de Março.
1978: Recebeu aulas particulares de piano.
Ingressou no Colégio Anchieta (P.Alegre).
1981: Ingressou no Curso de Extensão Musical da UFRGS.
1985: Concluiu o Curso de Extensão em Piano Clássico e Teoria Musical da UFRGS. Iniciou de forma autodidata o estudo da guitarra elétrica. Após passar por alguns professores locais buscou informação técnica ouvindo todos os estilos musicais.
1988: Terminou os estudos no Colégio Anchieta (P.Alegre).
1989: Compôs sua primeira música instrumental, chamada "TEXAS' ROSE". Ao lado do irmão Roger Solari e dos amigos Phillip Powell e Renato Schneider formou seu primeiro grupo instrumental. Após alguns shows na capital gaúcha interpretando músicas de "Joe Satriani", "Steve Vai", "Greg Howe" e "Tony MacAlpine" conquistou a crítica e o público locais.
1990: Com o baterista Paulo Arcari, Frank e Roger gravaram as primeiras versões das composições “TEXAS’ ROSE”, "PLAY THAT ROCK!", "GREEN EYES", "(OVERHEAD) FEELINGS", "LIFE STYLE", "FLYING MESSENGER" e "POWER". Realizou, ao lado dos guitarristas Carlos Martau e Duca Leindecker, um trabalho acústico que renovou a música instrumental em Porto Alegre, abrindo espaço para novos artistas locais.
1991: Abriu a turnê do mito BOB DYLAN no Brasil. Frank Solari na guitarra e Duca Leindecker no violão se apresentaram em Porto Alegre (Ginásio de Esportes do Internacional – “Gigantinho” – para um público superior a 10.000 pessoas), seguindo na sequencia para o Rio de Janeiro (Imperator) e duas apresentações em São Paulo (palace). Foi convidado pelo guitarrista Robertinho do Recife para dividir o palco do Auditório Araújo Vianna (P.Alegre). A convite do compositor Vitor Ramil participou do show com a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, em P. Alegre. Retornou ao Rio de Janeiro em busca de novidades. Tocou e gravou com vários músicos, entre eles o grupo “Cheiro de Vida” e o guitarrista Torcuato Mariano.
1992: Os irmãos Solari viajaram para Los Angeles (Califórnia) a fim de ampliar os conhecimentos musicais e culturais. Toda a experiência obtida até aquele momento resultou na gravação da demo-tape "L.A. TIMES". Frank Solari foi o primeiro guitarrista brasileiro a ser mencionado nas colunas de novos talentos das revistas americanas "GUITAR PLAYER"/Dez'92 (Spotlight) e "GUITAR WORLD"/Fev'93 (Hometown Heroes), recebendo significativos elogios. Ainda neste ano Frank reuniu o grupo definitivo, com ROGER SOLARI (baixo) , KIKO FREITAS (bateria), FERNANDO DO Ó (percussão), MICHEL DORFMAN (teclados) e PEDRO FIGUEIREDO (sax) e ampliou sua música.
1993: Frank e Roger tocaram com o baterista BILLY COBHAM em workshop realizado em Porto Alegre. O guitarrista ainda fez participação especial no show da banda "BARÃO VERMELHO" em P.Alegre.
1994: O primeiro cd “FRANK SOLARI”, gravado e produzido no ano anterior, chegou às lojas em Fevereiro de forma totalmente independente. Este trabalho se destacou muito por ter sua tiragem totalmente esgotada logo de início. O compositor RONALDO BASTOS relançou o cd “FRANK SOLARI” através do seu selo Dubas para o grande mercado brasileiro com distribuição da Warner Brasil. O saxofonista LEO GANDELMAN convidou Frank para participar de dois shows no Rio Grande do Sul.
1995: Ganhou os PRÊMIOS AÇORIANOS de “Melhor instrumentista em Cordas”, “Melhor Trabalho em Música Instrumental” e “Melhor Espetáculo de Música” promovidos pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Seguiu para uma temporada no Rio Jazz Club (RJ) com participações do baixista ARTHUR MAIA e do guitarrista TORCUATO MARIANO.
1996: Tocou em Buenos Aires (Argentina) com VITOR RAMIL e PEDRO AZNAR. Participou dos shows de inauguração da cobertura do Auditório Araújo Vianna (P.Alegre) ao lado da banda "BIXO DA SEDA". Apresentou seu show no FREE JAZZ FESTIVAL realizado na Reitoria da UFRGS em P.Alegre. Na mesma noite se apresentaram James Carter e George Clinton.
1997: Participou dos shows de BABY DO BRASIL no lançamento do cd “UM” (RJ).
Inaugurou o primeiro site oficial "Frank Solari". Apresentou-se no RS GUITAR FESTIVAL ao lado do guitarrista Stanley Jordan (P.Alegre).
1998: Apresentou-se em Cannes (França) com ZÉ GOMES, ANDRÉ GOMES e ALEX FONSECA. Apresentou-se novamente em Buenos Aires (Argentina) e também em Montevideo (Uruguay).Lançou o segundo cd “FRANK SOLARI - UM CÍRCULO MÁGICO”. Lançou o cd “TRITONE” com os guitarristas EDU ARDANUY e SERGIO BUSS. Participou do cd “GUITARRAS - Volume I” (coletânea com os guitarristas Sydnei Carvalho, Sergio Buss, Rafael Bittencourt entre outros). Participou do Livro “FIFTEEN - OS MESTRES DA GUITARRA” (livro didático com os guitarristas Mozart Mello, Tomati, Kiko Loureiro, Pollaco entre outros, produzido pelo Conservatório Souza Lima/SP).
1999: Participou do show “GUITARRA BRASIL” com PEPEU GOMES, ARMANDINHO MACEDO, ROBERTINHO DO RECIFE, CARLINHOS BROWN e LUIZ CALDAS realizado em Salvador/BA. Ganhou os PRÊMIOS AÇORIANOS de “Melhor instrumentista em Cordas” (pela segunda vez) e “Melhor Disco de Música Instrumental” pelo cd “Um Círculo Mágico” (promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre). Lançou a vídeo-aula: "TÉCNICA APLICADA AO FRASEADO - VOL. I".
2000: Lançou a segunda vídeo-aula: "TÉCNICA APLICADA AO FRASEADO - VOL. II". Eleito vice-presidente da Associação Gaúcha do Disco Independente (AGADISC).
2001: Foi selecionado para participar do projeto "Cartografia Musical Brasileira" elaborado pelo Itaú Cultural. Seu trabalho foi mencionado também no projeto "Um Século de Música no RS" elaborado por Arthur de Faria. Iniciaram-se as produções do álbum "Acqua", com Kiko Freitas e Roger Solari.
2002: Gravações do terceiro cd "Acqua", com Roger Solari e Kiko Freitas. O guitarrista contou ainda com as participações especiais de Pepeu Gomes, Renato Borghetti, Frejat, André Gomes, Carlos Martau, Pedro Tagliani, Jorginho do Trompete, Michel Dorfman, Lucio Dorfman, Vitor Peixoto, Dudu Penz e Fernando do Ó.
2003: Lançamento do cd "Acqua", considerado o melhor de seus três cds. Ainda neste ano conheceu a mais nova revelação da música brasileira, o violonista Yamandú Costa e juntos realizaram um show com a Orquestra de Câmara da ULBRA.
2004 a 2005: Mudou-se para a Espanha para divulgar seu trabalho na Europa. Durante este período realizou mais de duzentas apresentações entre shows, workshops e participações especiais, divulgando sua música em entrevistas de TV e rádio. Também foi capa da revista "Guitarra Actual" (Barcelona). Ainda neste período foi contratado pela Roland Iberia, realizando demonstrações e seminários em diversas cidades espanholas, como: Madrid, Barcelona, Valência, Málaga, Sevilla, Córdoba, San Sebastian (País Basco), Palma de Mallorca, Las Palmas de Gran Canaria (Ilhas Canárias), Valladolid e Zaragoza. Em Portugal tocou em Lisboa, Porto, Coimbra e Portimão. E ainda apresentou-se nas maiores feiras de instrumentos musicais européias, como Musikmesse (Frankfurt, Alemanha), Comusica (Madrid, Espanha) e Musicalia (Lisboa, Portugal).
2006: Este ano marcou o retorno ao Brasil e o início do novo trabalho com o produtor, compositor e baixista André Gomes. Também apresentou-se no I Festival de Inverno de Porto Alegre com Pepeu Gomes.
2007: Solari assinou contrato de patrocínio com a empresa NIG, passando a utilizar em sua pedaleira os efeitos fabricados por eles. Participou do II Festival de Inverno de Porto Alegre com o flautista Plauto Cruz e o violonista Yamandu Costa. Ainda neste ano realizou com Yamandu, Renato Borghetti e Geraldo Flach um show que marcou o encontro de quatro gerações da música instrumental gaúcha. No final do ano Solari foi convidado a ser o primeiro guitarrista brasileiro a ser patrocinado pelas guitarras Paul Reed Smith.

Nenhum comentário: